Adriana Luz

Para sempre na areia...

Textos

Você é Bahia ou Vitória?
*
*

"Você é Bahia ou Vitória"? - pergunta já clichê, não?
Porém, a mim, na época, era completamente inédita. Uma pergunta que ouvi, assim que cheguei à Bahia, para morar, há mais de cem mil anos.
A pergunta não tinha nada de extraordinário. O extraordinário estava no "tom" da voz. Praticamente, uma "intimação"... Eu, muito constrangida, e sem saber se a pergunta significava toda uma existência na terra que eu acabara de abraçar, respondi, meio "gaguejante", que não entendia muito de futebol...
A pessoa me olhou como se a resposta fosse mais absurda do que se eu tivesse escolhido o time adversário daquele pelo qual ela torcia. E eu nem sabia por qual time ela se desmanchava... Também não perguntei. Já tinha dito que não entendia do assunto, iria agora afrontar mais ainda meus anfitriões? Fiquei em silêncio naquela tarde. Enfim, era eu recém chegada de outro planeta - pensei.

Mais séculos se passaram... Segui minha vida, com outros "gostares" dessa terra. Mas sempre eu me deparava com essa pergunta: em festas, no trabalho, em sala de aula, em reuniões... E minha resposta, a mesma: não entendo de futebol...
Até que num dado momento, eu tive de decidir. E, conforme tudo em minha vida, esta decisão ocorreu por causa de um amor. Ele torcia pelo Vitória. E eu, então, acabei escolhendo meu time do coração, pelo coração.

E eis que hoje, cá estou, sendo convidada, em meio a tantos torcedores, a curtir uma página em homenagem ao time. Taí, uma coisa que jamais pensei em minha vida: fazer parte de uma torcida de um time de futebol.

Se eu gostei de ter sido convidada? Gostei mais do que se eu tivesse dito ao meu amor: "olha, eu também torço pelo seu time". Se eu curti a página? Eu fiz mais que isso. Eu assumo publicamente que sou do time dele (do meu amor).

A quem for de outro time, tudo certo, até porque eu assumo também: continuo não entendendo nadica de nada de futebol.
Mas entendo de amor... Também de luta... Ainda: de nunca desistir, mesmo que todas as evidências sejam contrárias. Por isso estou aqui, para sempre, com o - e pelo - mesmo amor, porque é por VITÓRIA que a gente luta, por VITÓRIA que a gente espera, por VITÓRIA que a gente continua, por VITÓRIA que a gente vive !
É isso!

Adriana Luz.
Adriana Luz
Enviado por Adriana Luz em 11/04/2014
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras